Operação 'detro pelo estado' leva reforço de fiscalização a Cabo Frio
Edição contou com esforços integrados de fiscalização, vistoria e monitoramento à distância na principal cidade da Região dos Lagos; 17 multas foram emitidas
Mais de 80 ônibus e vans intermunicipais foram abordados na manhã desta terça-feira (23/09) em Cabo Frio como parte dos trabalhos da segunda edição da operação "Detro pelo Estado", voltada ao reforço integrado de fiscalização em cidades com grande fluxo de turismo e transporte. Um total de 17 multas foram emitidas, incluindo duas delas por transporte remunerado sem autorização, prática ilegal conhecida popularmente como "lotada".
A operação levou fiscais a pontos estratégicos do principal município da Região dos Lagos, combinando esforços de fiscalização, vistoria e monitoramento à distância para garantir a qualidade do transporte intermunicipal prestado na região. Foram realizadas abordagens em locais de grande movimentação como o Terminal Rodoviário Alex Novelino, o Largo de Santo Antônio, a Praça São Cristóvão, a Rua 25 de Dezembro, a Rotatória de São Cristóvão (RJ-102), além de trechos das Avenidas Wilson Mendes e Henrique Terra. Paralelamente, fiscais também estiveram nas garagens das empresas 1001, Rápido Macaense, Salineiras e Montes Brancos, que acumulam reclamações de passageiros da região.
A principal irregularidade encontrada em coletivos foi o não cumprimento do quadro de horários seguida do mau estado de conservação. No total, os agentes aplicaram nove autos de infração nos ônibus intermunicipais. Já no transporte complementar (vans) a irregularidade mais encontrada foi o descumprimento de Editais, Avisos, Ordens, Instruções, Portarias, Ofícios ou Memorandos do Detro-RJ, seguida de iluminação do veículo inoperante. Seis multas foram emitidas em veículos do transporte complementar. Diversos veículos particulares, entre automóveis e utilitários, também foram abordados por suspeita de transporte ilegal remunerado, resultando na autuação de dois deles.
“Esse trabalho demonstra como a integração entre diferentes frentes do órgão é essencial para alcançar resultados efetivos e permitir a presença do poder público em todo o estado. Atuamos de forma coordenada, unindo agentes em campo, monitoramento remoto, vistoria em garagens e o suporte de policiais adidos, o que nos permitiu dar mais amplitude às fiscalizações”, explicou Danilo Menezes, diretor Técnico-operacional do Detro-RJ.
Reforço vai acontecer mensalmente
A operação “Detro pelo Estado” foi lançada em agosto deste ano, em Macaé, quando resultou em 81 veículos fiscalizados e 20 autuações. O presidente do Detro-RJ, Raphael Salgado, explica que a ação será mensal, chegando a diferentes municípios:
“Nosso objetivo é manter esse reforço de fiscalização de maneira constante. Por isso, a operação será recorrente, uma vez por mês, alcançando diferentes municípios para garantir que a população tenha acesso a um transporte intermunicipal mais seguro e de qualidade. Esses pontos estão sendo definidos com base em reclamações de passageiros, histórico de infrações e dados de inteligência do nosso Centro de Tecnologia de Fiscalização e Monitoramento (CTFM)”, finalizou.
Comentários
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário