Ônibus rosa da campanha ‘Não dê Carona ao Assédio’ do Detro-RJ começa a circular no Rio

Ônibus rosa da campanha ‘Não dê Carona ao Assédio’ do Detro-RJ começa a circular no Rio.


Ônibus rosa da campanha




Começou a circular, na manhã desta terça-feira (05/09), um ônibus rosa da empresa Tinguá, preferencialmente destinado a mulheres. A novidade, que funciona em caráter experimental, em breve será estendida para novas empresas e linhas. Esta é uma das ações da campanha ‘Não dê Carona ao Assédio’, lançada pelo Detro-RJ recentemente com o objetivo de evitar casos de importunação sexual nos ônibus e vans intermunicipais. O microônibus tem capacidade para 34 passageiros e não tem diferenciação no valor da tarifa.

“Em uma pesquisa da Ouvidoria do Detro-RJ, na Central do Brasil, constatamos que 97% das mulheres gostariam de ter um ônibus só para elas, como já existe no metrô. Levamos a demanda ao secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, que aprovou o projeto e vem nos incentivando na campanha ‘Não dê Carona ao Assédio’. Nossa ideia é expandir o ônibus para outras linhas e empresas”, afirma o presidente do Detro-RJ, Leonardo Matias.

O primeiro ônibus rosa circula na linha 490B – Central do Brasil/Miguel Couto (Nova Iguaçu) – nos seguintes horários: às 5h e às 8h, saindo de Miguel Couto; e às 16h e 19h30 saindo do Terminal Américo Fontenelle. Vale lembrar que não haverá redução no quadro de horários dos ônibus originais da linha, sendo o ônibus rosa adicionado à grade .

“A importunação sexual nos transportes públicos é algo que precisa e deve sempre ser combatido. O ônibus rosa dá mais conforto e segurança para as mulheres poderem ir e vir do trabalho, estando mais protegidas”, diz a ouvidora do Detro-RJ, Karina Continentino, que esteve hoje (05/09) acompanhando o lançamento da novidade, na Central do Brasil.


‘Não dê Carona ao Assédio’


Não dê Carona ao Assédio



O ônibus rosa faz parte da campanha “Não dê Carona ao Assédio”, uma parceria entre o Detro-RJ e as secretarias de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) e da Mulher contra a importunação sexual dentro de ônibus e vans intermunicipais. A iniciativa amplia os canais de denúncias e as ações de conscientização da população.

O Detro-RJ vem realizando também uma série de operações para coibir a importunação sexual na frota rodoviária intermunicipal fluminense - entre elas a criação da Ouvidoria da Mulher. A equipe da ouvidoria é composta, entre outros profissionais, por uma psicóloga, uma assistente social e uma advogada, e está à disposição para acolher vítimas desses tipos de violência.


A Ouvidoria da Mulher do Detro-RJ está disponível, diariamente, para denúncias sobre irregularidades no transporte intermunicipal coletivo. A população pode entrar em contato pelo número (21) 3883-4141, que funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, ou pelo site http://www.detro.rj.gov.br/.

Comentários

Portas em Acm.

Dieta de 21 dias

Dieta de 21 dias
Garanta o seu Acesso a Versão 2.0 da Dieta de 21 dias e ganhe acesso ao Aplicativo Exclusivo com centenas de receitas novas, cardápios customizados, desafios, grupos, exercícios inteligentes e muito mais!

Anuncio Viage

Mais Visitados

Araruama Veja a Lista dos 9 Bairros Mais Perigosos e com Maiores Índices de Assaltos

Conheça os 10 Bairros Mais Perigosos de Bacaxá Saquarema Rj

Lista de Telefones para Comprar Seu Gás em Bacaxá Saquarema Rj

Horários dos Ônibus, Saquarema x Rio Bonito ida e volta

Diêgo Peças, Bacaxá

Horários dos Ônibus Saquarema

Casa de Ração Pés e Patas Bacaxá, Telefones.

Histórias do Mar Bravo de Saquarema Veja esses 2 Vídeos

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE INSTALADOR DE ENERGIA SOLAR

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O CURSO DE INSTALADOR DE ENERGIA SOLAR
Veja como aproveitar o melhor momento do setor de ENERGIA SOLAR para MONTAR O SEU NEGÓCIO. Assista video com 3 passos para ter sucesso no setor.

Aprenda a instalar energia solar em apenas 40 dias

Aprenda a instalar energia solar em apenas 40 dias
Como MONTAR O SEU NEGÓCIO DE ENERGIA SOLAR, sem precisar investir, fazer parte da nossa REDE DE PARCEIROS, aprender a INSTALAR O SISTEMA DE ENERGIA SOLAR em até 30 dias.

Anuncie aqui

Anuncie aqui
Whatsapp clique na imagem e entre em contato