Surfe além da prancha: Phil Rajzman e seu lifestyle, seja no Havaí ou no Rio de Janeiro
Tricampeão mundial de longboard e sua vida em Waikiki (Honolulu) como competidor, empresário ou ministrando suas clínicas
12º Surf Experiences será a partir desta sexta-feira, 31, em Búzios (RJ) e terá como convidado Marcelo Trekinho, amigo de longa data do surfe que atualmente faz sucesso com o canal Uaradei
Rajzman em Waikiki, onde ministra clínicas para crianças, adolescentes, adultos, idosos, turistas em geral e famílias como a da Luiza Guedes e suas filhas, ao lado de Rafaela, filha de de Phil
(Crédito Divulgação)
Outubro de 2025 – Após 25 temporadas consecutivas na elite do surfe mundial, Phil Rajzman atualmente compete alguns campeonatos mundo afora e vem conquistando vitórias, sem o compromisso desgastante da rotina de competições. Este ano, o tricampeão mundial de longboard já surfou as ondas do Uruguai, de Saquarema (campeão do REMA WSL Saquarema Surf Festival) e no Havaí venceu campeonatos tradicionais.
Residindo em Honolulu, desde o final do ano passado, Rajzman é um waterman convicto e segue totalmente integrado ao lifestyle do Havaí, onde frequenta há 28 anos. O espírito polinésio “surfe é para todos”, é o seu lema de vida. Lá, abriu uma empresa e segue dando aulas de pranchinha, longboard, bodysurf, boryboard, stand up e também é um exímio guia turístico, porque conhece cada canto da ilha e os picos das melhores ondas.
“Eu particularmente adoro surfar Backdoor, Pipeline, Off the Wall que são ondas extremas. Mas para os alunos da clínica, os levo para pegar onda no North Shore (Pua´ena Point e Turtle Bay) e no sul da ilha (Queens, Canoes e Populars, em Waikiki)”, afirma o carioca de 43 anos.
A praia principal das aulas é Waikiki devido a variedades de ondas para todos os níveis, de iniciantes a avançados. Já Oahu, segundo ele, tem uma variação infinita desde ondas mais cheias, pequenas, grandes, mas Rajzman sempre está monitorando o swell e variação do vento. E indica o equipamento mais adequado para cada tipo de ondulação, alías, oferece todos os tipos de pranchas, sobretudo as fabrica por ele.
Desde crianças, adolescentes a adultos, idosos e famílias que visitam o Havaí, também jovens que cursam faculdade no arquipélago e turistas vindos do Canadá, Califórnia e do Brasil fazem parte do perfil de alunos que querem aprender a surfar ou aperfeiçoar as técnicas com o tricampeão, no berço do surfe mundial.
“A ideia é fazer com que a pessoa tenha um entendimento do oceano, de forma consciente e com segurança em primeiro lugar. Com foco principal na diversão", diz. “Algumas pessoas me procuraram para nível competitivo devido a minha trajetória, mas a maioria é para aproveitar a passagem pelo Havaí, ter um guia e instrutor para poder surfar nas melhores condições”, completa Rajzman.
Geraldo Augusto e Luiza Guedes com as filhas Giovana e Isabela, com Phil e Coral Rajzman, na estátua de Duke kahanamoku, em Honolulu/Oahu (Crédito: Divulgação)
Imersão no Havaí – Após participar de cinco clínicas em Búzios, onde Rajzman reside quando está no Brasil e ministra suas clínicas, desde 2020, o casal de médicos Geraldo Augusto e Luiza Guedes, da Barra da Tijuca (RJ), resolveu realizar a viagem dos sonhos e ir para o Havaí com a família para fazer uma clínica com o tricampeão. O marido já surfa desde criança e sonhava com essa viagem, já Luiza e as filhas adolescentes tiveram todo o embasamento no Brasil, durante as clínicas, e juntos resolveram encarar um desafio maior.
“Não conhecíamos o Havaí e resolvemos ir com todo o apoio do Phil como coach e foi muito maneiro. Ele levou a gente para surfar em Waikiki e vários points da ilha. A diversão foi enorme, porque conhece todo mundo e nos deu uma sensação de pertencimento ao local, além das dicas das ondas e ficamos muito tranquilos para surfar”, destaca Luiza. “Estar no berço do surfe, com toda a cultura do esporte e com um cara com o peso do Phil, tornou a viagem incrível e marcante para nossa família", elogia.
Segundo Luiza, Giovana, atualmente com 15, e Isabela de 13 anos, começaram as aulas quando crianças. Na época alugavam uma casa vizinha a de Rajzman, em Búzios, e todos já eram fãs dele, pois o pai falava dos títulos, mostrava vídeos, até que resolveram se inscrever em na clínica e não pararam mais.
“O diferencial das clínicas do Phil é o clima que proporciona. As pessoas estão todas lá com o mesmo propósito, empenhados em se superar, acordar cedo, dar o melhor de si e todas no mesmo mood. Ele cuida da gente, tem um olhar atencioso para cada aluno e daí ganhamos confiança. Essa experiência marcou de forma muito positiva a infância de minhas filhas”, conta Luiza, que já está inscrita, juntamente com a filha mais nova, para a próxima clínica no Brasil, que acontece essa semana.
Surf Experiences, com Phil Rajzman chega a 12º edição na Praia de Geribá/RJ (Crédito Mário Nardy)
Clínica em Búzios é neste fim de semana e terá como convidado Trekinho – Rajzman chegou essa semana ao Brasil e está nos preparativos finais para mais um Surf Experiences. O convidado desta edição, para palestra de sábado (31), será Marcelo Trekinho, amigo de longa data, desde o início de sua trajetória e com quem gravou o filme “Surf Adventures 2 – A Busca Continua” (Globo Films/2008), que marcou uma geração. Atualmente, Trekinho faz sucesso com seu canal no Youtube Uaradei, que fala sobre surfe, resenha e viagens juntamente com Gabriel Pastori.
Serão três dias intensos imersos na cultura do surfe polinésio, conexão com a natureza e experiências que marcam a vida dos participantes, sejam iniciantes ou de nível avançado. Essa é a essência do Surf Experiences, cuja 12ª edição tem início nesta sexta-feira, 31, em Búzios (RJ). Phil Rajzman já está no Brasil para receber os inscritos em sua casa na praia de Geribá. Na programação: aulas personalizadas de surfe; análise de ondas, palestra sobre primeiros-socorros; canoa havaiana, trilha e a exibição de um documentário inédito sobre o tricampeão mundial com roteiro e direção de Lufi Rebel.
12º Surf Experiences com Phil Rajzman
Quando: 31/10 a 2/11
Onde: Praia de Geribá/Búzios (RJ)
Público: Para todos os níveis de surfe
Últimas vagas – Informações via whatsapp: 55 21 99802-7100
Instagram: philrajzman.surf.experiences
Sobre Phil Rajzman – Carioca, 43 anos, tricampeão mundial de longboard - Campeão Mundial pela World Surf League (2007 e 2016) e Campeão Mundial pela OXbow Pro (2004) -, atleta da elite mundial por 25 anos (até 2022), tem o esporte em sua genética: é filho do medalhista olímpico de vôlei Bernard Rajzman, atual membro do membro do Comitê Olímpico Internacional (COI), e da ex-patinadora profissional Michelle Wollens. Rajzman é também empresário, produz suas próprias pranchas, já teve um programa de TV, participou de dois filmes (Surf Adventures 1 – O Filme e Surf Adventures 2 – A Busca Continua), comanda projetos sociais e é padrinho do Surf no Alemão no Rio de Janeiro. E tem um canal no Youtube, o Phil Good.
Desde cedo foi reconhecido como uma das maiores promessas do surfe do país, tanto que aos 14 anos conquistou seu primeiro pódio no longboard, em um evento em Saquarema entre grandes nomes da categoria.
Aos 15 anos, levado por Rico de Souza, disputou sua primeira competição internacional no Havaí e impressionou com grandes performances nas ondas gigantes. Depois começou a colecionar títulos no longboard, entre eles, também é bicampeão Pan-Americano, Campeão Sul-Americano e Campeão Brasileiro. Vale ressaltar que Rajzman foi primeiro brasileiro a ser campeão mundial de surfe, em 2007, mas no pranchão.
Phil Rajzman tem patrocínio da @philrajzmansurfboards, @philrajzman_surf_experiences e apoio da @powerlightsurfboards.
Mais informações sobre o atleta no Instagram e Facebook: @philrajzman, Canal do Youtube “Phil Good” Clique Aqui e no site Clique Aqui
Informações para a imprensa:
Deborah Ferreira - deborah@tudoemcomunicacao.com.br - cel.: 11 97252-2360
Mércia Suzuki - mercia@casadobomconteudo.com.br - cel.: 11 99705-7720



Comentários
Postar um comentário
Digite aqui seu comentário